A maneira mais simples, rápida e fácil de fazer cerveja em casa !

19.11.2014

 

O objetivo deste post é contar um pouquinho sobre como você pode começar sua produção de cerveja em casa, sem frescura, sem complicação e principalmente já passando muitas das dicas que a maioria de nós já gostaria de ter tido acesso quando iniciamos a produção em casa. Não iremos descrever em detalhe do processo, nem citaremos nomes científicos relacionados a certas fases da brassagem, o intuito é realmente ser um guia bem básico, priorizando equipamentos e processo SIMPLES.

 

 

O que fazer primeiro ?

 

Você gosta de Cerveja Artesanal e está muito empolgado com a idéia de poder fazer cerveja em sua casa, seja porque você quer fazer suas próprias criações usando ingredientes exóticos, ou mesmo porque quer ter a “cerveja da casa” para oferecer a seus amigos e talvez  economizar alguns trocos, ainda assim bebendo cerveja de qualidade.

A primeira dica é : BEBA MUITA CERVEJA BOA . Você vai precisar de parâmetros para pensar na sua receita de cerveja desejada, por isso o quanto maior for sua “biblioteca”de cervejas degustadas, melhor serão os resultados das suas criações.

Falando em suas criações, saiba que no início existem dois tipos de investimentos a serem feitos: O monetário e o seu tempo. Não pense que é só comprar os materiais necessários e sair fazendo cerveja, você deve se informar e se preparar para não jogar dinheiro pelo ralo.

 

Passo 1 - Faça um Curso de Produção de Cerveja Artesanal

Abaixo passaremos um guia prátido sobre como fazer cerveja na sua casa, mas não podemos deixar de aconselhar que você também se inscreva em um curso de produção. Assim você poderá tirar dúvidas, trocar informações e quem sabe já comprar os equipamentos e insumos necessários para fazer sua Cerveja.
Um pessoal bem atencioso e com um preço ótimo que podemos indicar é o pessoal do Cia da Breja. Eles oferecem um curso básico de um dia + apostila, com preço bem justo e ainda tem uma vantagem: se você comprar o equipamento completo de 20L deles você ganha o curso e a apostila gratuitamente, confira aqui o link do curso (mas calma, se já se interessar em comprar o equipamento daqui a pouco passamos o link do equipamento que já vem com o curso e a apostila inclusos :-) )
http://goo.gl/iofEjv

 

 

Passo 2 - Compra do equipamento para Produção de Cerveja em casa

 

Existem diversos tipos de equipamento para produção de cervejas, o que aconselhamos é levar em consideração o espaço que você tem para fazer a cerveja. Por exemplo: Fazer 5 ou 50 litros de cerveja irá te tomar o mesmo tempo (por volta de 6 horas) porém o espaço ocupado fará toda a diferença na hora da preparação, armazenamento dos equipamentos, fermentação e maturação da sua cerveja.

 

Um tamanho de equipamento que funciona bem tanto para apartamentos como para casas (e a produção compensará suas horas gastas) é o de 20 Litros. Você poderá comprar o equipamento completo ou comprar os itens separadamente. Aconselhamos altamente que você já compre um pacote fechado. É mais prático, fica mais barato e no caso que citamos do tópico anterior, já vem com um curso de produção cervejeira + apostila “embutidos” no preço.  Olha só o link desta indicação: http://goo.gl/2xd7V6

 

 

 

Agora… O que deverá constar neste equipamento básico  (vamos tomar por base uma produção de 20 litros) ?  Confira a seguir :

 

 

1 Balde Plástico alimentício 22 litros com torneira - Este balde será seu melhor amigo na fase de fermentação da cerveja (calma, daqui a pouco entramos em detalhes sobre as fases de produção ), ele deverá ter uma torneirinha na base e você deverá fazer um furo circular na tampa para colocar o airlock (ops… mais informação adiantada, chegamos lá daqui a pouquinho, mas resumindo o airlock é o que vai permitir sua cerveja “respirar” enquanto ela fermenta, sem que com isso ela sofra influência do ar do ambiente extreno, se contaminando).

Confira o link para compra somente deste item no nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/ob0wqQ

 

 

 

1 Airlock -  Acabamos de falar dele, o airlock é esta pecinha aqui.

Confira o link para compra somente deste item no nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/E5gmYu

 

 

 

2 Panelas de 36 litros com válvula extratora - São as panelas onde você realizará a mosturação (malte e outros ingredientes cozinhando na água) e a fervura da sua cerveja ( já livre do malte a cerveja ferve por determinado tempo).

 

 

 

1 Fundo falso - Ficará na panela responsável pelo “cozimento”da cerveja, para evitar que o fogo que toca o fundo da panela queime o malte que está la dentro. Também facilita a filtragem e clarificação da cerveja.

 

 

 

Bomba centrífuga sanitária que suporte altas temperaturas - Para circular sua cerveja a bomba deve aguentar pelo menos até 80 graus.

Confira o link para compra somente deste item em nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/26UIja

 

 

 

Arrolhador de tampinhas metálicas - Colocar as tampinhas de metal nas garrafas é mais fácil do que você imagina , mas realmente precisa de um arrolhador para facilitar.

Confira o link para compra em nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/rM4y89

 

 

 

Termômetro alimentício - Nada de inventar, este termômetro tem que ser atóxico e preparado para ser utilizado em preparação de alimentos.

Confira o link para compra somente deste item em nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/Dzp2TG

 

 

 

Colher gigante - Para mexer sua cerveja, recolher os grãos que ficam na panela, etc. Muito importante: Se for de plástico tenha certeza de que é atóxica.

Confira o link para compra somente deste item em nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/4K6WAC

 

 

Chiller - Uma espiral de metal para resfriar o mosto (preparo que sai da fervura) que vai para os fermentadores.

Confira o link para compra somente deste item em nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/SizMPo

 

 

 

Ácido Peracético - É uma das soluções mais práticas e eficientes para higienização do seu equipamento.

Confira o link para compra somente deste item em nosso parceiro Cia da Breja:http://goo.gl/wKczO5

 

 

 

Moedor de Malte - Para moer o malte a ser utilizado em suas receitas.

Confira o link para compra somente deste item em nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/znRWmB

 

 

 

Passo 3 - Faça sua Cerveja em Casa

 

Para facilitar o entendimento vamos dividir em 5 passos:

 

  • Fazendo a receita da cerveja

  • Higienização dos equipamentos e preparo dos ingredientes

  • Mosturação, Lavagem e Filtragem do Mosto

  • Fervura e adição de lúpulo, especiarias e resfriamento do Mosto para adição do fermento

  • Fermentação Envase e Maturação

 

 

Fazendo a receita da Cerveja

 

O ideal é que você estude bastante os ingredientes e o estilo de cerveja que você quer fazer. Aconselhamos mesmo dar uma olhada em receitas básicas já prontas , para que tenha uma base para começar sua receita. Uma dica de ouro é utilizar um software cervejeiro que se chama Beer Smith, ele vai te ajudar a fazer sua receita e conferir se a cerveja estará dentro do seu estilo desejado, quantidade de água a ser utilizadas, cor, amargor, graduação alcoólica, etc.

Você também tem acesso a receitas de outras pessoas que estão na rede e as disponibilizaram a outros usuários.

Para utilizar este software você precisa pagar a licensa, confira aqui o link para compra da licensa em nosso parceiro Cia da Breja: http://goo.gl/LYDzbX

 

 

Higienização dos equipamentos e preparo dos ingredientes

 

 

Limpeza: Preste muita atenção: Não economize na limpeza! Todos o equipamentos devem ser lavados com água e detergente e após isso, serem pelo menos borrifados com uma solução preparada de agua + ácido peracético (1 grama de ácido para cada dois litros de água). Caso você utilize algum equipamento sujo ou contaminado, principalmente quando a cerveja já está em temperatura mais baixa, você corre o sério risco de perder toda sua produção.

Água: deve ser mineral ou filtrada (filtro de carvão ativado) , seu ph deve ser próximo a 5.2.

Moagem do Malte: Quando você for moer o malte procure deixar o farelo nem muito fino, nem muito grosso. O malte tem que estar quebrado o suficiente para que a água possa penetrar em seu interior e extrair os açucares necessários á feitura da cerveja, mas deve também estar grande o suficiente para não passar pelo fundo falso da panela, formando a “cama de malte” , que ajuda na filtragem.
Coloque a água para ferver e a deixe na temperatura indicada para o tipo de receita que você fará.  Um valor bem genérico mas que pode te dar uma base para começar é 70 graus (quando o malte for inserido essa temperatura cai e deve ficar idealmente entre 55 e 65 graus).

 

 

Mosturação, Lavagem e Filtragem do Mosto

 

Mostura: Com a água já na temperatura programada (dentro da panela com o fundo falso) coloque o malte, controle para ver se a temperatura cai para o desejado e deixe nesta mesma temperatura por cerca de 90 minutos, caso você tenha comprado a bomba é altamente recomendado que você faça a circulação deste mosto, conectando a bomba na saída da torneira da panela de forma que o líquido seja retornado á panela através de um “chuveirinho” . O Beer Smith vai te ajudar muito nesta fase, definindo as temperaturas ideais de acordo com a sua receita e o tempo que ela deve ficar cozinhando.

O resultado deste cozimento e o que chamamos de Mosto. Note que a quantidade de água não é o total de sua receita, mas sim o suficiente para cozinhar o malte. o resto da água fica na panela de fervura, em temperatura semelhante á do cozimento.

 

Lavagem e Filtragem do Mosto: Agora começa a ação, temos que tirar o mosto da panela de cozimento e passar para a panela de fervura e retorna-lo da panela de fervura para a de cozimento (lavando os grãos). Uma maneira muito prática de fazer isto é  também utilizando a bomba conectada á saída da panela de cozimento, jogando o líquido para a panela de fervura (a água que estiver nesta panela deve estar á mesma temperatura da água que sai da panela de cozimento) e tirando a água da panela de fervura e jogando para a panela de cozimento. Aqui o mosto se clarifica e é filtrado ao passar pela “cama de malte”que se forma. No final drene também com a bomba todo o líquido da panela de cozimento a jogando na panela de fervura.

 

 

Fervura e adição de lúpulo, especiarias e resfriamento do Mosto para adição do fermento

 

Fervura: A duração da fervura vai de acordo com o estilo da cerveja que você fará e com a quantidade de água a ser evaporada. Mais uma vez aqui você poderá ter uma ajuda muito valiosa do Beer Smith (ele te dá esta informação). Mas bem gericamente falando, você ferve a receita por uma hora, acrescentando o lúpulo nos 20 minutos finais para amargor e nos 5 finais para aroma.

Se você irá acrescentar algum tipo de especiaria, deverá checar individualmente quando elas deverão ser adicionadas.

 

Resfriamento do Mosto e Adição do fermento: Agora chegou um dos momentos mais críticos da feitura da cerveja, o resfriamento. Lembra quando eu te falei do perigo da contaminação ? agora é aquele momento de atenção máxima.

Com todo o equipamento limpo envolvido neste processo ( o chiller e o balde com o airlock) você irá primeiro conectar a torneira da panela de fervura na bomba e a bomba  no chiller, que deverá estar mergulhado em um balde cheio de água e gelo (pode ser um balde comum). Circule a cerveja nesse esquema panela-chiller-panela até que a temperatura do mosto marque em torno de 25 graus. É muito importante esta estapa ser feita o mais rápido possível. Após chegar aos 25 graus coloque o mosto no balde de fermentação (previamente limpo com ácido peracético).

 

 

Fermentação, Envase e Maturação

 

Fermentação: Quando o mosto estiver no balde coloque o fermento o espalhando por cima do mosto (estamos aqui considerando fermento seco) e feche a tampa, mantendo o balde em local com temperatura fresca (em torno de 18 graus) por 7 dias. Não estamos considerando aqui hidratação do fermento pois os fermentos secos já mostram alta eficiência mesmo sendo colocados diretamente na cerveja e este é o processo mais simples. Você deve fechar a tampa do balde o vedando totalmente , coloque o airlock com um pouco de água + acido peracétido e em algumas horas você já poderá acompanhar a “respiração” da cerveja, através das bolhinhas de ar no airlock.

 

Envase: Após o período da fermentação você deverá colocar a cerveja para maturar, a maneira mais fácil de fazer isto é a colocar direto em garrafas.

Para fazer isto você deve fazer o Priming, que não é nada mais do que inserir determinada quantidade de açúcar nesta mistura recém fermentada, possibilitando alimento á levedura, que irá gerar carbonatação (gás). O açúcar não deve ser adicionado diretamente na cerveja devido a problemas de contaminação , mas vocês tem dua alternativas : 1- Comprar a mistura do priming já pronta 2- Fazer-lo em casa: para cada litro de cerveja utilize 5 gramas de açucar e 5 ml de água. Coloque essa mistura de açúcar e água no fogo e deixe levantar fervura, logo após levantar fervura abaixe o fogo e cozinhe por mais 3 minutos. Deixe esfriar um pouquinho e pode adicionar á cerveja.

Com as garrafas preparadas (limpas também com o ácido) coloque essa mistura e tampe (não se esqueça de limpat também as tampinhas), deixando a garrafa em ambiente de temperatura amena (também por volta de 18 graus, á excessão de certos tipo de cerveja que precisam de temperaturas mais baixas).

 

Maturação: Você irá deixar a cerveja quietinha por volta de 30 dias (idealmente por dois meses) e á partir daí é só gelar e beber !

 

 

Confira aqui uma receita bem básica de uma American Pale Ale.

RECEITA APA

 

Este post foi patrocinado pelo nosso parceiro : Cia da Breja! Visitem o site deles e aproveitem os preços fantásticos, assim como o atendimento 100% profissional : http://www.ciadabreja.com.br/

 

 

Confiram algumas palavrinhas deles: 

Nosso objetivo é atender ao cervejeiro caseiro com equipamentos, acessórios, insumos e treinamentos.

Nosso principal produto é o Kit Master que contém todos os acessórios necessários para fabricação da cerveja em casa.Quando o cliente compra o Kit Master ganha uma vaga em nosso curso básico para fabricação de cerveja.

Para os clientes que compram o Kit Junior que contém o mínimo para fabricação de cerveja concedemos 30% de desconto no curso.

Durante o curso fazemos uma cerveja desde a moagem até o envase. 

Enquanto a cerveja vai sendo feita passamos a parte teórica da fabricação.

A aula é bem dinâmica, hora é prática hora é teoria.

Falando de leveduras cervejeiras, temos a maior variedade do Brasil.

Nosso principal diferencial é o respeito que temos com os clientes, vendemos para cervejeiros do Brasil todo e temos o compromisso

de enviar os produtos em até 48h após a confirmação do pagamento, mas geralmente enviamos no próximo dia útil ou até no mesmo dia.

Nosso pós-venda responde todos os e-mails de dúvidas pertinantes aos nossos produtos em até 24h.

Cheeers !!!!!

 

Lisa Torrano e Marcelo Games

Cervejeiros Caseiros, moderadores do grupo de facebook Cerveja Artesanal São Paulo .
Cheers!

Please reload

Inscreva-se no mailing do grupo ! :-)

Posts em Destaque

Melhores de 2014 : Cerveja Artesanal São Paulo

05.12.2014

1/10
Please reload

Posts Recentes