O Apocalipse da falta de Água ! : Dicas para Economizar água ao fazer Cerveja em Casa

14.10.2014

 

 

 

 

Em tempos apocalípticos de falta de água temos o dever MORAL de encontrar maneiras eficientes de economizar água em todos os momentos de nossa vida.Tomar banhos mais curtos, aguar plantas com regador, acumular roupas para lava-las todas de uma e vez e... economizar água no processo de feitura da cerveja.

Cervejeiros caseiros, o destino nos deu uma missão, temos que salvar a água para salvar nossa cerveja !

 

 

Todos que fazem cerveja sabem que a água é ingrediente essencial em todas as fases, abaixo apresentamos algumas idéias que podem ajudar a economizar o precioso líquido de base da nossa cerveja nos três processos que mais gastam água, confira:

 

1- Higienização dos equipamentos (início da brassagem):

A dica aqui começa na brassagem anterior. Como assim ? Você deve estar se perguntando, bom  , resumindo aconselhamos você a guardar as panelas, baldes e demais equipamentos usados na brassagem anterior fechados e no caso das panelas, de ponta cabeça. Assim você evita o acumulo de pó ou contato com outra sujeira e não vai precisar lavar tudo novamente.

Como então evitar a contaminação que não necessariamente acontece por sujeira que está ás vistas? Simples asim: como os equipamentos já estarão limpos basta preparar uma mistura de agua com ácido peracético e colocar em um borrifador, assim você pode higienizar seus equipamentos usando muito menos água e manter sua produção protegida. Para conferir a dica sobre a lavagem dos equipamentos no final da brassagem leia o item 3.

 

 

2- Resfriamento da Cerveja:

 

Essa é uma das partes mais críticas no processo da brassagem da cerveja e também no gasto excessivo de água. A cerveja deve ser resfriada rapidamente para que não seja contaminada por bactérias do ambiente e também para que preserve as características desejadas de acordo com o planejamento das rampas de fervura.

Existe o método de colocar um chiller dentro de um balde com água e gelo (dependendo da litragem você gastará muitos sacos de gelo, encarecendo sua produção).

 

 

Apesar de gastar uma quantidade considerável de água também alguns costumam colocar o chiller dentro de um balde com água corrente (se esta água não for reaproveitada este é o pior crime que você pode cometer)

 

 

A dica de Ouro fica por conta dos chillers de placas de troca de calor (o mais recomendado pois a eficiência dele é fantástica), porém , mesmo os chillers de placa podem representar grande perda de água se eles não forem realmente bons , nossa dica ? Um chiller de placa com "50 placas".

Sim , ele é caro, custa por volta de 700 reais ( a não ser que vc encontre na china por 30% deste valor, mas aí a problemática é receber direitinho). Este tipo de chiller consegue resfriar 50 litros de mosto entre 6 e 10 minutos. O mosto sai da panela direto para o balde fermentação, vale a pena pelo tempo economizado e principalmente pela água.

 

 

3- Limpeza pós Brassagem

 

O chão , panelas e demais equipamentos utilizados durante a brassagem podem ser lavados de uma maneira muito mais "ecológica", basta um pouquinho mais de esforço e alguns galões vazios de água mineral.

Durante o resfriamento de seu mosto você pode ir colocando a água que passa pelo chiller dentro daqueles galões de 20 litros de água mineral e no final do processo reutilizar esta água pra limpar todos os seus equipamentos, confira a seguir a ordem que mais economiza água.

A- Coloque parte da água de um dos galões em uma das panelas e lave todos os periféricos nesta água com bucha e sabão.

B- Esta mesma panela pode ser lavada com a água presente dentro dela, se necessário enchaguar com mais um pouco de água dos galões.

C- Caso haja mais alguma panela utilize mais uma parte da água para lava-la, assim como também o chão do local.

D- Caso ainda sobre alguma quantidade de água coloque nas suas plantinhas ou guarde esta água dentro do galão com a boca tampada e reutilize no seu dia-a-dia, a jogando no vaso ao invés de dar a descarga, utilizando-a na limpeza de casa, etc.

 

Espero que essas dicas possam te ajudar a economizar água e salvar nossa amada produção cervejeira ! 

 

Cheers !!!!

 

Lisa Torrano 

Cervejeira Caseira, moderadora do grupo de facebook Cerveja Artesanal São Paulo e produtora dos eventos de Encontro da Cerveja Artesanal São Paulo

 

Please reload

Inscreva-se no mailing do grupo ! :-)

Posts em Destaque

Melhores de 2014 : Cerveja Artesanal São Paulo

05.12.2014

1/10
Please reload

Posts Recentes