7 Motivos pelos quais a Cerveja é melhor que o Vinho

06.10.2014

Não tenho preconceito com relação a bebida nenhuma. Bebo vinho , cerveja, vodka e até água de vez quando, mas se tem uma coisa que me irrita profundamente é alguém classificar o vinho como uma bebida "melhor"  do que a cerveja.

Escuto argumentos relacionados á saúde, "finesse" e qualidade melhor do vinho ao ser comprado com a cerveja (veja bem , estou aqui falando de cerveja de verdade, não de skols e brahmas da vida, a não ser que possamos fazer uma comparação com "sangue de boi"). Como não concordo com nenhum deles resolvi colocar aqui 7 motivos que comprovam que a Cerveja não fica atrás do vinho em nenhum destes quesitos e em alguns deles é até melhor, confira! :

 

 

1- A Cerveja tornou a civilização possível ! - Alguns Arqueologistas especulam que a cerveja produzida em 9.500 AC levou á necessidade de produção de maior quantidade de grãos, o que fez com que os homens desenvolvessem a agricultura, assim formando comunidades que evoluiriam se tornando a base para as cidades e países que temos hoje em dia. Os primeiros indícios da produção de vinho datam de 7000 AC ( perdeeeu!!!!).

 

2- A cerveja é mais barata - Você consegue encontrar bons rótulos de cerveja por preços muito inferiores aos de vinho. Isso significa que se você escolher comprar uma cerveja de 20 reais ela provavelmente terá uma qualidade muito superior a um vinho de 20 reais (ainda existem vinhos de 20 reais ?).

 

 

3- Cervejas tem garrafas pequenas, o que permite uma maior variedade de degustação e garantia de frescor do produto. Após aberta, a garrafa de cerveja tem que ser consumida imediatamente  (á excessão de pouquíssimos rótulos como a Utopias que não tem carbonatação) então você sempre tem a garantia de estar consumindo um produto fresco. Com relação ás garrafas de vinho, quando você pede a "taça" você está sujeito á más condições de armazenamento e consumindo um produto que pode mesmo estar estragado (hj em dia existem tecnologias que ajudam a conservar a garrafa de vinho, mas elas são caras e nem todos os restaurantes as tem, como confiar ?)

 

4- A variedade de comidas que combinam com cerveja é muuuuuuito maior, pois existem muuuuitos mais tipos de cervejas (400+) diferentes do que vinhos (200+). Existem pelo menos o dobro de tipos de cerveja comparadas ao vinho.

 

 

5- A cerveja tem uma variação da graduação alcoólica muito maior que a do vinho, te dando mais possibilidades de escolha. Você tem cervejas de 3 % de abv até 60 % , portanto a escolha fica muito mais fácil. Caso queira beber por um período extendido consuma cervejas de baixo ABV, para um período curto ou apreciação pode apostar em cervejas com ABV mais alto. Os vinhos estão sempre perto da casa dos 10% de álcool em sua composição, se beber uma garrafa já sabe o resultado....

 

6- Você consegue produzir uma excelente cerveja em casa, utilizando insumos que hoje em dia são fácilmente encontrados nas grandes cidades do Brasil, ou mesmo pedi-los por correio, se for o caso. Consegue inovar colocando ingredientes locais e pode fazer uma cerveja que seja "exclusiva". Com relação ao vinho, como o que importa é a qualidade da uva, fica um pouco difícil ter tanta criatividade e facilidade na produção caseira ou mesmo industrial. Pois você dependerá de safras e do transporte da uva até o local de produção.

 

 

7- A cerveja tem mais benefícios á saúde do que o Vinho. Ela contem antioxidades e uma cadeia completa de vitaminas, acido fólico e niacina. A cerveja também contém fibras que ajudam seu intestino a funcionar melhor,o álcool presente na bebida limpa as artérias e alguns estudos ligam a cerveja a ossos mais fortes e prevenção da osteoporose. Ah!  Vale lembrar que a cerveja é amiga do rim , pois é a bebida alcoólica com a maior quantidade de água. O vinho também tem antioxidantes e ajuda na saúde cardiovascular, mas e é só isso.

 

Cheers!

 

 

Lisa Torrano

Cervejeira Caseira, moderadora do grupo de facebook Cerveja Artesanal São Paulo e produtora dos eventos de Encontro da Cerveja Artesanal São Paulo

 

 

Fontes: 

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_wine

http://financesonline.com/beer-vs-wine/

http://winefolly.com/review/different-types-of-wine/

http://www.coldhardfootballfacts.com/content/10-reasons-beer-is-better-than-wine/5315/

http://www.jsonline.com/entertainment/dining/15-beer-and-wine-facts-that-may-surprise-you-b99117052z1-227119841.html

http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/is-wine-fine-or-beer-better/

 

Please reload

Inscreva-se no mailing do grupo ! :-)

Posts em Destaque

Melhores de 2014 : Cerveja Artesanal São Paulo

05.12.2014

1/10
Please reload

Posts Recentes