Fazendo Cerveja em Casa - Edgard Faria

24.09.2014

 

 

 

- Essa cerveja é qual?

 

- É minha

 

- Como assim sua? Por acaso você que fez?

 

- sim, eu que fiz...

 

- Ah.. Você pegou a receita da internet e fez então!? Háhaha!!

 

-Sim, exatamente isso que eu fiz.

 

Todo mundo que faz sua própria cerveja já passou por essa conversa e vai passar mais várias vezes. Ser cervejeiro caseiro tem suas vantagens e desvantagens.

Pagamos mais caro, temos que correr atrás de insumos, ver qual fornecedor mais próximo para economizar no frete, mas mesmo assim sem perder a qualidade, pesquisar receitas, testar receitas, sermos atentos durante o processo, anotar tudo e não esquecer nada.

 

 

Além de ter que explicar todas às vezes, o processo de fazê-la, e ouvir um “só isso? Então é fácil”, afinal, falar o processo leva 2 minutos, são poucas etapas, ninguém pensa que quando você diz “esperar até ferver” você tem que esperar até ferver, ninguém pensa que quando você diz “deixar ferver por uma hora e colocar o resto do lúpulo” você espera uma hora até adicionar o resto do lúpulo. 

 

Diante dessa dificuldade toda, pra quê fazer? Não é mais fácil ir ao depósito e comprar um engradado pronto? Sim é mais fácil, mas quem disse que fazer cerveja é para ser mais fácil?

 

 

Ter a sua vontade, ao seu modo, ao seu gosto, algo que um dia alguém quis facilitar e colocar milho e arroz? Sim, isso é o que me motiva a fazer a minha cerveja. Eu não ponho milho e nem arroz na minha cerveja, eu não ponho mais água do que ela deveria ter, eu ponho mais qualidade. Não estou dizendo que sou melhor por isso, estou dizendo que é por isso que faço, seja o gosto de cada um, eu prefiro às artesanais.

 

 

Não faço para vender, não faço para ser uma grande empresa, faço porque eu gosto, porque eu não estou interessado na quantidade e sim na qualidade. Pode me chamar de sonhador, de ingênuo ou que eu não farei a diferença, mas lembre-se que somos pequenos,  mas somos muitos.

 

Edgard Faria

Twitter @edmonfa

Instagram @edgardmfaria

É estagiário e estudante de contabilidade nos dias de semana.

Já publicou artigos sobre cerveja, tem curso básico de cerveja pelo senac e é degustador nos finais de semana :)

 

Please reload

Inscreva-se no mailing do grupo ! :-)

Posts em Destaque

Melhores de 2014 : Cerveja Artesanal São Paulo

05.12.2014

1/10
Please reload

Posts Recentes